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CICLOS DE APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO DE ALUNOS: o que a prática escolar nos revela

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Disponibilidade: Esgotado

R$43,00

Descrição Rápida

Adriane Knoblauch 


As duas últimas décadas do século XX foram pródigas na proposição, aceitação e implementação de ações no campo educacional visando reformulações.
´Ciclos de aprendizagem e avaliação de alunos: o que a prática escolar nos revela´, de Adriane Knoblauch, contribui de modo detalhado e competente para a compreensão sobre o modo pelo qual as escolas vêm operando diante do regime de ciclos.


 






 


Apresentação: 

A presente publicação é o resultado do trabalho que apresentei para a defesa da dissertação de mestrado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUCSP.
Meu trabalho de pesquisa partiu da intenção inicial de compreender melhor a organização da escola pública frente à implantação de uma reforma que prevê, em tese, uma alteração bastante radical da organização do trabalho pedagógico: a proposta da organização escolar por meio de ciclos, eliminando as séries anuais. Vale salientar que a eliminação da reprovação ao final de cada série anual não é apenas uma modificação burocrática, mas, ao contrário, pretende alterar uma prática que está na origem da organização da escola graduada. Duas lógicas diferenciadas estão em jogo: a lógica da escola seriada e a lógica da escola organizada por meio de ciclos. Faz-se necessário, neste cenário de mudanças, compreender o modo pelo qual a escola cotidianamente organiza seu trabalho e as possíveis interferências, ou não, das reformas educacionais nessa organização para que, efetivamente, possamos compreender o que é a instituição escolar. Esta compreensão é fundamental para que possamos construir formas de intervenção mais adequadas à defesa da escola pública comprometida com os interesses das classes populares, as quais, muitas vezes, vêem na escola o único instrumento de acesso ao conhecimento desvelador da realidade social.
Agradeço imensamente, então, à professora doutora Alda Junqueira Marin, minha orientadora, pelas valiosas contribuições e sugestões que foram dadas ao longo do caminho, sem as quais este trabalho certamente não teria sido concluído. Além de aprender um pouco mais sobre escola e avaliação, pude me aproximar das trilhas, nem sempre muito claras, do desenvolvimento de uma pesquisa a partir de nossas conversas, às vezes breves, mas bastante certeiras. Com toda certeza será um aprendizado que me acompanhará por toda minha carreira profissional e acadêmica. Agradeço também às professoras doutoras Maria das Mercês Ferreira Sampaio e Maria Regina Guarnieri pela cuidadosa leitura que fizeram de meu trabalho sugerindo análises e leituras. A indicação para a publicação de meu trabalho por parte desse trio tão competente me deixa, sem sombra de dúvida, muito honrada. São minhas grandes incentivadoras. Muito obrigada!
Agradeço também às professoras da escola onde desenvolvi a pesquisa que tão prontamente me acolheram em suas salas de aulas, dividindo comigo suas angústias, dúvidas, certezas e incertezas.
Agradeço ainda aos meus familiares que torcem em silêncio por mim e me apóiam incondicionalmente.



capa

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Detalhes

SUMÁRIO

  • Prefácio  Alda Junqueira Marin
  • Apresentação
  • Introdução
  • Capítulo 1 - A proposta da organização escolar por meio de ciclos de formação: antecedentes históricos e a atualidade do debate
  • 1.1. A proposta dos anos de 1920
  • 1.2. O debate nos anos de 1950
  • 1.3. As propostas mais recentes e o debate atual
  • 1.4. A proposta de Ciclos de Aprendizagem no município de Curitiba
  • Capítulo 2 - A escola: seu espaço, seus atores e sua dinâmica
  • 2.1. A escola e seu espaço
  • 2.2. O processo de tomada de decisões no interior da escola
  • 2.3. A escola e o processo de implantação da proposta de Ciclos de Aprendizagem
  • 2.4. O grupo observado
  • 2.4.1. Formação das professoras e suas turmas
  • 2.4.2. Relação professora-aluno e a dinâmica da sala de aula
  • 2.4.3. Posição em relação aos ciclos e a defesa da reprovação
  • 2.5. O atendimento oferecido pela escola aos alunos com maiores dificuldades: a função da co-regente, do contra-turno e da turma experimental
  • 2.6. A equipe multidisciplinar
  • Capítulo 3 - A ecola avaliando
  • 3.1. As práticas avaliativas da escola frente às mudanças
  • 3.2. Análise comparativa entre o desempenho dos alunos, os conceitos atribuídos pelas professoras e sua caracterização no parecer descritivo
  • Considerações Finais
  • Referências Bibliográficas

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Adriane Knoblauch
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 85-86305-22-7
Área (s) / Assunto (s) Política educacional, Ensino fundamental, Organização da escola, Reforma educacional, Pesquisa em escola, Formação de educadores, Avaliação.
Edição / Ano 1ª / 2004
Nº de Páginas 180
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

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