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DEVER DE CASA E AVALIAÇÃO

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Descrição Rápida

Benigna Maria de Freitas Villas Boas & Enílvia Rocha Morato Soares


O tema dever de casa tornou-se uma atividade escolar tão corriqueira que quase não tem sido questionada. Observa-se que professores a usam sem articulá-la ao trabalho pedagógico da escola e da sala de aula. Pais costumam exigir que a escola prescreva tarefas de casa volumosas para ocupar o tempo dos filhos. E os estudantes: como se posicionam? Nossa experiência de educadoras em escolas de educação básica e superior tem mostrado que dever de casa e avaliação formam uma dupla poderosa na escola. Contudo, seus propósitos nem sempre estão claros. 
O objetivo deste livro é analisar o dever de casa no contexto do processo avaliativo, levando em conta principalmente uma pesquisa realizada em 2009 e 2010. Esta investigação foi conduzida em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Os resultados da pesquisa estão entrelaçados aos de outras e a informações coletadas em situações escolares. 



Esta edição recebeu apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico – GEPA.


 


 




 




PREFÁCIO

Não posso deixar de manifestar minha satisfação pelo honroso convite para fazer a apresentação deste livro, produzido pelas professoras Benigna Maria de Freitas Villas Boas e Enílvia Rocha Morato Soares, do Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico (GEPA), da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Acompanho de perto as atividades acadêmicas desenvolvidas pelo GEPA, com inúmeras teses e dissertações defendidas, artigos em livros e em periódicos diversos, palestras sob a coordenação da professora Benigna. O foco central do grupo de pesquisa é a avaliação.
Este livro enfatiza o dever de casa e sua relação com a avaliação e justifica-se pelas reflexões diversificadas sobre a temática. De um lado, o dever de casa é apresentado como uma forma de ocupar o tempo do aluno com tarefas repetitivas e exaustivas. Por outro, ressalta o papel importante dos pais na orientação da aprendizagem dos filhos, no sentido de despertar a curiosidade intelectual.
Esse desafio reforçou a necessidade de um estudo que abordasse questões relacionadas ao papel ocupado pelo dever de casa, no processo de avaliação das aprendizagens e na organização do trabalho pedagógico. Para tanto, as pesquisadoras mergulharam na literatura didática, buscando nos autores clássicos e atuais orientações sobre as "tarefas escolares", "lições para casa", "dever de casa", "para casa" ou "os temas", objetivando clarear a concepção dessa prática cultural que há muito tempo integra as relações família-escola. 
Analisar o dever de casa dos estudantes da turma criteriosamente selecionada exigiu compreender não só como se organiza o trabalho do professor e como se desenvolve a avaliação em uma turma de alunos, mas também a organização de toda a escola. Para isso, as pesquisadoras adentraram uma sala de aula do 3º ano do ensino fundamental, entrevistaram a professora, observaram aulas, analisaram orientações escolares, tarefas de casa, procedimentos de avaliação, realizando ainda grupo focal com alunos e aplicando questionários aos pais. Foi um trabalho longo e complexo, como acontece com pesquisadoras conscientes de seu papel no processo de produção de conhecimento e que resulta em contribuições reveladoras para alterar situações vigentes.
Do mapeamento e sistematização dos dados levantados – em suas evidências – e do referencial teórico delineado resultou uma análise interpretativa da função do dever de casa na vida escolar do aluno do ensino fundamental.
Nesse contexto, contribuindo para as reflexões sobre o tema, o livro "Dever de Casa e Avaliação" constitui-se em uma obra didático-pedagógica que procura situar a temática como uma tarefa facilitadora da inclusão de todos os estudantes nas aprendizagens, isto é, quando o trabalho pedagógico é composto por "atividades significativas e criativas e em doses razoáveis, assim como bem compreendido por todos na escola, incluindo-se os pais", como afirmam as autoras. 
O estudo investigativo desenvolvido pelas professoras Benigna e Enílvia, se por um lado não se propõe a responder a todas as dúvidas e diversificadas situações escolares e familiares, por outro, nos ajuda a clarear algumas delas e nos propicia as condições e pistas para buscarmos as respostas que nos faltam.
Trata-se, pois, de uma obra atual, consistente e, dada a sua profundidade temática, se constituirá em importante referência para a escola brasileira, especialmente para os estudantes, professores, pesquisadores e pais sobre o dever de casa ontem e hoje, suas possibilidades e a realidade da sala de aula. A importância do professor como mediador das aprendizagens e organizador de alternativas para os deveres de casa é constantemente enaltecida pelas autoras.
Desejo aos leitores que "Dever de Casa e Avaliação" estimule os debates, fazendo com que o aprofundamento das discussões e inquietações desenvolvidas pelas autoras da pesquisa possa ser socializado de forma a fortalecer a análise das tarefas escolares com o movimento da avaliação. Que estas reflexões didáticas possam contribuir para a ampliação do debate e propiciar o diálogo com a produção já existente na área. Que seja um ponto de partida para a interlocução questionadora e de muita ação inovadora e criativa.
Vamos à leitura!

Ilma Passos Alencastro Veiga
Brasília, outono de 2013




 


 

DeverCasa

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Detalhes

SUMÁRIO

  • Prefácio
  • Introdução: Um dever de casa instigante
  • Capítulo 1: Abrindo caminho para a pesquisa
  • Capítulo 2: Dever de casa: ontem e hoje
  • Capítulo 3: Dever de casa: a serviço da avaliação classificatória ou da formativa?
  • Capítulo 4: Dever de casa: a visão da escola
  • Capítulo 5: Os estudantes e o dever de casa: "a gente tem mais é que ser feliz"
  • Capítulo 6: Dever de casa: a compreensão dos pais/responsáveis
  • Capítulo 7: Dever de casa: o entendimento da professora
  • Considerações Finais: Inquietações sobre o dever de casa
  • Referências

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Benigna Maria de Freitas Villas Boas & Enílvia Rocha Morato Soares
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-8203-024-0
Área (s) / Assunto (s) Didática; Avaliação Educacional; Pesquisa em Escola; Formação de Professores
Edição / Ano 1ª / 2013
Nº de Páginas 160
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

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