Bem Vindo!

DO PROFESSOR "IDEAL(?)" DE CIÊNCIAS AO PROFESSOR POSSÍVEL

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$31,00
OU

Descrição Rápida

Inês Luci Machado Carrijo


O livro revela as expectativas construídas sobre professores de Ciências a partir da realidade, com depoimentos e análises de experiências de professores e alunos envolvidos no ensinar e aprender Ciências em escolas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental.
Como é e o que faz um professor de Ciências são questões constitutivas do eixo básico voltado para a posterior proposição de um melhor professor a ser formado.
Um livro fundamental a todos os que se dedicam à formação inicial ou continuada de professores ou àqueles que buscam seu próprio desenvolvimento profissional.


 


 




 


 


Apresentação: 

O tema central deste livro versa sobre o professor "ideal(?)" de Ciências. O termo "ideal(?)", apresentado graficamente desta forma, não deve ser considerado como a expressão de algo inatingível ou irrealizável. Revela, isto sim, as expectativas que se constroem partindo do real, ou seja, a partir das próprias experiências e expectativas dos alunos e professores envolvidos com o ensino-aprendizagem de Ciências. O conteúdo deste livro, resultado de dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Carlos, na área de concentração em Metodologia de Ensino, abordando temas que dizem respeito à Ciência, à disciplina Ciências, às manifestações dos alunos e professoras sobre o professor "ideal(?)" de Ciências, à aprendizagem e à prática pedagógica das profissionais do ensino de Ciências, destaca a representação significada que diz respeito ao como é e o que faz um professor "ideal(?)" de Ciências. À guisa de conclusão, são apresentadas algumas linhas de ação propostas ao professor de Prática de Ensino de Ciências, as quais se refletem diretamente na formação do professor de Ciências e no seu desenvolvimento profissional.




 



capa

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Apresentação 
  • Introdução 
  • 1 - Da prática educativa ao problema de pesquisa 
  • 2 - O percurso do estudo 
  • 3 - Imagens do professor sob diferentes pontos de vista 
  • 4 - Do professor real ao professor ´ideal(?)´ de ciências 
  • 5 - Do professor ´ideal(?)´ de ciências ao professor possível 
  • Considerações gerais 
  • Referências bibliográficas 


Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Inês Luci Machado Carrijo
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 85-86305-05-7
Área (s) / Assunto (s) Didática, Ensino de ciências, Formação de professores, Pesquisa em escolas, Currículo de formação de professores.
Edição / Ano 1ª / 1999
Nº de Páginas 124
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.