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EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: conhecimentos, experiências e formação

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Sonia Lopes Victor, Rogério Drago & José Francisco Chicon - orgs.


Para contribuir com as discussões, objetivando dialogar com a produção e socialização de conhecimentos em Educação Especial e com o debate sobre a inclusão na Educação de alunos com necessidades educacionais especiais, junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior, os Organizadores reuniram neste material trabalhos apresentados no I Seminário Nacional de Educação Especial e XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, realizado em Vitória/ES, em junho de 2010.


Esta edição recebeu apoio da Fundação Ceciliano Abel de Almeida e do Fórum Capixaba de Educação Inclusiva.


 







Apresentação: 

No Brasil e no mundo, na década de 1990, a temática inclusão ganha força e visibilidade em decorrência, por um lado, dos processos democráticos e, por outro, dos movimentos de resistência à exclusão da sociedade civil, tendo sua origem no período pós-guerra, quando se inicia e se intensifica a discussão sobre a igualdade de direitos.
No âmbito da Educação Especial, a inclusão aparece em ruptura com a integração, deslocando o enfoque do problema no indivíduo para a sociedade, do aluno para a escola. No entanto, alguns estudiosos não reconhecem esse movimento como ruptura e, sim, como processo, já que o princípio da educação inclusiva não se efetivará por decreto ou imposição legal, e tanto a Educação Especial quanto a Educação Regular precisarão de tempo para se adequar de modo a construírem políticas públicas e práticas pedagógicas que dêem conta de atender às especificidades de todos os seus sujeitos.
Nesse sentido, o Fórum Capixaba de Educação Inclusiva há mais de 12 anos vem promovendo ações, sobretudo aquelas direcionadas à formação de profissionais, visando contribuir para oportunizar aos professores o diálogo com professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino básico e superior sobre as tensões, avanços, possibilidades e desafios que os diferentes contextos e cenários educacionais estão vivenciando em decorrência da proposta de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na educação, bem como com o poder público e outros profissionais de áreas afins.
Para contribuir com essas discussões e objetivando dialogar com a produção e socialização de conhecimentos em Educação Especial e com o debate sobre a inclusão na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior, organizamos este material que é fruto do i Seminário Nacional de Educação Especial e XII Seminário Capixaba de Educação Inclusiva realizado em Vitória, em junho de 2010. O referido evento teve como tema "Educação especial/educação inclusiva: conhecimentos, experiência e formação".
A iniciativa do Fórum tem promovido o fortalecimento e a proposição de práticas educacionais inclusivas nas instituições de ensino. Nesse sentido, buscamos com essa produção reunir artigos de pesquisadores da área que muito têm contribuído na viabilização de novos conhecimentos, ações e discussões na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
 


Os organizadores




 



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Detalhes

SUMÁRIO

  • APRESENTAÇÃO 
  • PRIMEIRA PARTE – TEORIA E POLÍTICA 
  • 1. POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR: CARTOGRAFANDO O ESPÍRITO SANTO  Denise Meyrelles De Jesus
  • 2. REVENDO QUESTÕES SOBRE A PRODUÇÃO E A MEDICALIZAÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR  Maria Aparecida Affonso Moysés e Cecília Azevedo Lima Collares
  • 3. ATUAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL E ABERTURA DE CAMINHOS  João Clemente De Souza Neto
  • 4. NORBERT ELIAS: APONTAMENTOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL  Reginaldo Célio Sobrinho
  • 5. PAULO FREIRE PARA PENSAR E AGIR NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES  EDUCACIONAIS ESPECIAIS Suely Marques
  • SEGUNDA PARTE – INCLUSÃO ESCOLAR E PRÁTICA PEDAGÓGICA 
  • 6. TRABALHO PEDAGÓGICO: CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO  Anna Maria Lunardi Padilha
  • 7. ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA REGULAR  Lúcia De Araújo Ramos Martins
  • 8. INFÂNCIA E INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS  Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
  • 9. A INFÂNCIA DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA  Sonia Lopes Victor, Lucyenne Matos Da Costa Vieira Machado e Fabiana Alvarenga Rangel
  • 10. EDUCAÇÃO FÍSICA E AS POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO  José Francisco Chicon e Maria Das Graças Carvalho Silva De Sá
  • TERCEIRA PARTE – IDENTIFICAÇÃO E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO ESPECÍFICOS
  • 11. INDICADORES NEUROFISIOLÓGICOS DA DOTAÇÃO E TALENTO  Dora Cortat Simonetti
  • 12. ALTA CAPACIDADE, DOTAÇÃO E TALENTO – RECONHECER E DESENVOLVER  Zenita Cunha Guenther 
  • 13. PSICANÁLISE, PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS SOBRE A FUNÇÃO CONSTITUTIVA DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO Carla Karnoppi Vasques e Fabiane Romano De Souza Bridi
  • 14. LETRAMENTO DE ADOLESCENTES SURDOS: EXPERIÊNCIAS EM UM PROGRAMA DE INCLUSÃO BILÍNGUE  Cristina Broglia Feitosa De Lacerda e Nelma Cristina De Carvalho
  • 15. PERSPECTIVAS INCLUSIVAS DO BEBÊ HIDROCÉFALO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Rogério Drago e Maria Aparecida Santos Corrêa Barreto
  • NOTAS 
  • OS AUTORES

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Sonia Lopes Victor, Rogério Drago & José Francisco Chicon - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-86305-93-1
Área (s) / Assunto (s) Política Educacional; Educação Especial; Pesquisa sobre Educação Especial; Formação de Educadores; Direitos Humanos.
Edição / Ano 1ª / 2011
Nº de Páginas 272
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

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