Bem Vindo!

EDUCAR OS TRÊS PRIMEIROS ANOS: a experiência de Lóczy

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$31,00
OU

Descrição Rápida

Judit Falk - org.


A experiência do Instituto Lóczy, iniciada nos anos 40 do século passado na Hungria, é relatada em alguns capítulos deste livro.
A força do olhar, da palavra, do gesto, do que temos de mais "demasiado humano" para abordar o respeito à infância constitui a inovadora relação dos adultos com as crianças, direito que tem sido negado quando precocemente são transformadas em escolares.
As reflexões acerca da "experiência de Lóczy" - que iluminou outras experiências europeias - são significativas para todos os que se preocupam, educam e estudam as crianças pequeninas.


 


Tradução:


Suely Amaral Mello [tradutora da obra] 
Jaqueline Moll [revisão de tradução]


 


 




 


 


PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO BRASILEIRA

O desafio que enfrentamos hoje em relação à educação de nossas crianças de 0 a 3 anos que vivem e convivem coletivamente nas escolas infantis é o de avançar para além do anúncio do cuidar e educar em busca de práticas que concretizem esse cuidado e educação numa perspectiva humanizadora das crianças, enquanto elas são ainda pequenininhas. Esse desafio tem neste livro um grande aliado. Os relatos aqui apresentados - evolvendo a importância das relações, da comunicação, da organização do espaço para contemplar a atividade autônoma dos bebês, a participação das crianças pequenininhas na vida que acontece na escola - trazem uma concreticidade para essa discussão que, entre nós, ainda se encontra muito mais no âmbito do discurso do que na esfera de práticas concretas.
O crescente interesse de professores/as e pesquisadores/as pela produção de conhecimento sobre a criança pequenininha e o seu desenvolvimento enfrenta concepções e práticas ainda profundamente marcadas por preconceitos contra a criança pequena que, enquanto não forem superados, seguirão obstaculizando a produção de uma identidade de escola desenvolvente para a infância. As práticas discutidas neste livro revelam a especificidade e a capacidade do bebê de agir de forma autônoma sobre o meio e, dessa forma, provocam uma importante reflexão sobre a concepção de criança que tem orientado nosso pensar e agir docentes. Nesse sentido, contribuem fortemente para romper com a concepção de criança como um ser passivo e incapaz ainda tão presente na cultura adultocêntrica que nos foi ensinada e que ainda é compartilhada por muitos de nós professores e professoras. Da mesma forma, as experiências relatadas neste, que é um livro singelo, mas denso de desafios e de formação, contribuem para definir um novo papel para o/a professor/a no processo essencial de humanização na primeiríssima e primeira infância. 
Por tudo isso, escrevo este prefácio à segunda edição com a alegria e a certeza de que, ao se esgotar a primeira edição, muitas crianças brasileiras de 0 a 3 anos já se beneficiam com novas práticas educativas construídas a partir da discussão dos princípios norteadores dessa experiência húngara que demonstra um profundo respeito pela criança pequenininha.
A Dra. Judit Falk, organizadora deste livro, faleceu em junho deste 2010. Gostaria de registrar aqui nossa homenagem a esta pediatra, educadora, pesquisadora e militante que dedicou sua vida para que, como ela mesma diz no texto introdutório deste livro, "cada criança tenha tudo o que necessita para o seu desenvolvimento equilibrado, do ponto de vista físico e psíquico." Durante décadas, ela foi a principal colaboradora de Emmi Pikler. Juntas - e com a adesão de outras pesquisadoras, algumas delas autoras deste livro - construíram uma nova referência de atenção à criança pequena e, especialmente, à criança pequenininha. Ao logo desse tempo, o Instituto Lóczy, depois Instituto Emmi Pikler, acumulou experiências e produziu conhecimentos sobre acolhimento e cuidados aos bebês, além de estudos e pesquisas sobre seu desenvolvimento. Com isso, criaram procedimentos para a observação e o reconhecimento das possibilidades e das necessidades de desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos buscando sempre as melhores condições de bem estar físico e psíquico das crianças. Dessa forma, contribuíram não apenas para a educação coletiva das crianças pequenas e para a formação de professoras/es, mas criaram as bases para uma pediatria social e fomentaram a discussão sobre a necessária proteção da infância e da juventude.
Com isso, a experiência Loczy, da qual continuaremos a nos beneficiar com a ampliação de seu acesso por meio desta segunda edição, tornou-se uma experiência matricial na constituição de experiências de educação de crianças nas escolas da infância europeias. Oxalá amplie-se também entre nós seu impacto, alimentando uma educação infantil que promova o máximo desenvolvimento cultural e psíquico em nossas crianças desde seus primeiros anos. 
Por uma educação que as respeite profundamente e promova sua liberdade, as crianças brasileiras não se cansam de esperar.

São Carlos, dezembro de 2010
Suely Amaral Mello



EducarPrimeirosAnos

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Prefácio à segunda edição brasileira Suely Amaral Mello
  • Prefácio à primeira edição brasileira Suely Amaral Mello e Jaqueline Moll
  • Prefácio à edição catalã Pepa Òdena - Associação de Professores Rosa Sensat - Barcelona
  • ´Lóczy´ e sua história Judit Falk
  • O que é a autonomia na primeira infância? Anna Tardos e Agnès Szanto-Feder
  • Relação através da linguagem entre a educadora e as crianças do grupo Katalin Hevesi
  • A integração das regras de vida através da atitude dos educadores Eva Dehelán, Lili Szredi e Anna Tardos
  • Atividades em comum em um grupo de crianças de até 2 anos e meio Maria Vincze
  • A participação da criança no cuidado de seu corpo Katalin Hevesi
  • Notas

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Judit Falk - org.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-86305-87-0
Área (s) / Assunto (s) Educação Infantil / Psicologia da Educação / Direitos das Crianças / Formação de Educadores / Cuidadores de Creches
Edição / Ano 2ª / 2011
Nº de Páginas 96
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.