Bem Vindo!

ESTÁGIO SUPERVISIONADO E PRÁTICA DE ENSINO: desafios e possibilidades

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$42,00

Descrição Rápida

 


ESTA EDIÇÃO NO FORMATO IMPRESSO ENCONTRA-SE ESGOTADA/INDISPONÍVEL.


ADQUIRA A EDIÇÃO NO FORMATO DIGITAL/E-BOOK: LIVRARIA CULTURA OU KOBO BOOKS


 


Lázara Cristina da Silva & Maria Irene Miranda - orgs. 


"[...] Consideramos que este trabalho em seu conjunto poderá colaborar com os desdobramentos decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, que são demandas atuais para os profissionais que atuam na área nos cursos de licenciatura brasileiros. Em suma, representa a nossa colaboração acadêmica com o fomento de novas formas de pensar e fazer a formação de professores para a Educação Básica no Brasil." 


Lázara Cristina da Silva & Maria Irene Miranda



"[...] O momento de publicação da presente obra se mostra, pois, bastante oportuno. Nela as autoras compartilham experiências, caminhos construídos, práticas vivenciadas e refletidas e, com isso, abrem a possibilidade de fazer avançar o debate sobre a formação dos profissionais da educação.
Os textos aqui reunidos certamente se constituirão em importante ferramenta para todos aqueles que se preocupam com os desafios colocados pela formação do educador, no horizonte de fortalecimento da educação pública, de qualidade, que contribua para o desenvolvimento da sociedade em geral, com horizonte de uma sociedade mais humana, justa e solidária."


Marcelo Soares Pereira da Silva



- Edição apoiada pela FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.


 





 


PREFÁCIO

O lugar da prática educativa na formação do profissional da educação tem se constituído em um dos principais temas e desafios no debate contemporâneo sobre essa formação. Inúmeras experiências, estudos, propostas e reflexões vêm sendo construídas e socializadas, de modo a repensar os modelos de formação docente existentes.
No âmbito das diretrizes curriculares para a formação de professores, a prática educativa tem sido colocada como componente curricular que deve nortear e se fazer presente ao longo de todo o curso. Nesse sentido, ela deixa de ser tomada apenas como momento pontual, no final do processo formativo e traduzida, basicamente, nas atividades de estágio. Ao contrário, essa prática passa a ser tomada e a se configurar como espaço de formação acadêmica e científica por que se constitui, essencialmente, em espaço de formação humana. 
Esse lugar e significado da prática educativa na formação do educador ultrapassam aquelas visões utilitárias, fragmentadas e reducionistas da prática, indo além do pragmatismo e do praticismo. Nessa perspectiva, assume especial destaque a compreensão do fazer pedagógico mediado pela reflexão e fundamentação teórica que se constrói e reconstrói na atuação do educador.
Além disso, aponta, por um lado, para a necessidade de se repensar o trabalho desenvolvido nos cursos de formação do professor no sentido de se construir novos modelos e práticas formativas que privilegiem o trabalho coletivo e interdisciplinar. Por outro lado, implica, também, aprofundar o diálogo entre as instituições formadoras – Universidades, Centros Universitários, Faculdades – e as instituições de ensino, numa relação de interação, complementaridade e enriquecimento mútuo.
Todos esses elementos demarcam a centralidade que o estágio supervisionado e a prática de ensino assumem enquanto componentes curriculares nos cursos de formação dos profissionais da educação. Isso porque esses componentes poderão dar uma importante contribuição no sentido de as instituições formadoras responderem às novas demandas colocadas pelos novos tempos.
O momento de publicação da presente obra se mostra, pois, bastante oportuno. Nela as autoras compartilham experiências, caminhos construídos, práticas vivenciadas e refletidas e, com isso, abrem a possibilidade de fazer avançar o debate sobre a formação dos profissionais da educação.
Os textos aqui reunidos certamente se constituirão em importante ferramenta para todos aqueles que se preocupam com os desafios colocados pela formação do educador, no horizonte de fortalecimento da educação pública, de qualidade, que contribua para o desenvolvimento da sociedade em geral, com horizonte de uma sociedade mais humana, justa e solidária.

Marcelo Soares Pereira da Silva
FACED/UFU
Uberlândia, março de 2008

EstagioSupervisionado

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Prefácio Marcelo Soares Pereira da Silva
  • Apresentação Lázara Cristina da Silva e Maria Irene Miranda
  • ENSINO E PESQUISA: o estágio como espaço de articulação Maria Irene Miranda
  • PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO: o diálogo entre as discussões teóricas e a prática cotidiana Lázara Cristina da Silva
  • ESTÁGIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: aguçando o olhar, desenvolvendo a escuta sensível Geovana Ferreira Melo
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: espaço de ter-lugar do olhar e de dar a voz Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
  • ESTÁGIOS: um estudo empírico luso-brasileiro Rejane Maria Ghisolfi da Silva e Roseli Pacheco Schnetzler

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Lázara Cristina da Silva & Maria Irene Miranda - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-86305-56-6
Área (s) / Assunto (s) Didática / Práticas de Ensino / Estágio na Graduação / Formação de Professores / Relatos de Estágios Supervisionados
Edição / Ano 1ª / 2008
Nº de Páginas 180
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.