Bem Vindo!

GESTÃO EDUCACIONAL: questões contemporâneas

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$34,00
OU

Descrição Rápida

Célia Maria Guimarães & Arilda Ines Miranda Ribeiro - orgs.


Este livro, interessado em participar dos debates que nos tempos presentes ocupam nossa sociedade, oferece uma série de artigos sobre Gestão Educacional.


Esta edição contou com apoio da FUNDACTE - Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino / UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente.


 


 






 


Prefácio

Ao ler este livro, lembrei-me de uma frase de Mário Quintana "A resposta certa, não importa nada: o essencial é que as perguntas estejam certas".
Em cada artigo que compõe o livro, encontramos uma série de questões, algumas explícitas, outras tecidas nas entrelinhas, algumas gerais, outras específicas: Como assegurar uma educação pública de qualidade? Como democratizar as relações no interior da escola? Que formação prática é necessário privilegiar, em nossos dias, para formar professores competentes, capazes de agir positivamente na aprendizagem dos alunos? Quais seriam as possibilidades de se criar caminhos de pensamento sobre o que acontece na realidade das situações de orientação, em nossas instituições universitárias?
Ao ler os textos que aqui se apresentam, vamos encontrar algumas respostas, sempre colocadas de maneira bastante mobilizadora, evitando-se o caráter de definição absoluta. O subtítulo de um capítulo não deixa dúvidas quanto a essa posição sábia dos autores: Considerações finais? Não, um convite ao (re)pensar...
Sim, a leitura do livro nos possibilita repensar múltiplos temas: formação prática e organização curricular, formação continuada na escola, gestão escolar, democracia e burocracia, análise institucional, indisciplina, educação popular, educação infantil, avaliação do aluno, orientação nos cursos de pós-graduação, dimensão humana da construção do conhecimento. O livro vai além da realidade brasileira, mostrando-nos experiências realizadas na Dinamarca e em Portugal. 
Os artigos desvelam a importância de se refletir sobre trabalho coletivo, articulação das esferas administrativa e pedagógica, convergência e interlocução entre os sujeitos que partilham o espaço escolar, papéis e a finalidade da instituição educacional, diálogo, significado, trabalho educativo conjunto para o sucesso da educação de todos os educandos.
Refletir sobre os temas propostos é, contudo, uma das dimensões das abordagens dos autores, creio que outra dimensão essencial presente na fala de cada autor é a de que os leitores possam repensar e transformar sua prática educativa. Afinal, como dizia Paulo Freire: "Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".

São Paulo, maio de 2008

Léa Depresbiteris 



capa

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO 

  • Prefácio Léa Depresbiteris
  • Apresentação Célia Maria Guimarães e Arilda Ines Miranda Ribeiro
  • I - Alternância, formação prática e organização curricular: por uma visão coletiva da formação de professores Abdeljalil Akkari e Maurice Tardif
  • II - O processo de formação continuada na escola e o papel dos gestores escolares Alberto Albuquerque Gomes, Cintia Cristina Teixeira Mendes e Simone Conceição Pereira Deák
  • III - A democracia como um valor e a burocracia como realidade na gestão educacional: uma leitura a partir de Max Weber Alonso Bezerra de Carvalho
  • IV - Análise institucional: uma alternativa de compreensão da indisciplina na escola Ana Archangelo e Fábio Camargo Bandeira Villela
  • V - O paradigma da educação popular: um desafio para a política educacional Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi 
  • VI - A gestão pedagógica das instituições de educação infantil Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
  • VII - Professor, quanto você vai me dar de nota? Ana Maria da Costa Santos Menin
  • VIII - Relações de orientação nos cursos de pós-graduação: uma aproximação ao tema Arilda Ines Miranda Ribeiro e Denise da Silva Stucchi
  • IX - (Re)pensando as relações entre instituições de educação infantil e famílias Claudia Cristina Garcia Piffer Lopes e Célia Maria Guimarães
  • X - O envolvimento da família no jardim de infância: as perspectivas dos pais em Portugal Rita Adriana Simões Ralha Laranjeira e Maria Filomena Ribeiro da Fonseca Gaspar
  • XI - A dimensão humana da construção do conhecimento: um dos desafios para a organização educacional na atualidade?Gilza Maria Zauhy Garms e Silvia Adriana Rodrigues

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Célia Maria Guimarães & Arilda Ines Miranda Ribeiro - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-86305-64-1
Área (s) / Assunto (s) Gestão Educacional; Gestão da Escola; Formação de Educadores; Trabalho Educativo; Política Educacional.
Edição / Ano 1ª / 2008
Nº de Páginas 256
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.