Bem Vindo!

HISTÓRIA, ENSINO E PATRIMÔNIO

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$26,00
OU

Descrição Rápida

Maria Ângela Borges Salvadori


Trata-se de um trabalho de natureza didática, de apoio ao professor, apresentando proposta de ensino específica e amplamente contextualizada, com base em bibliografia de reconhecida qualidade. Discute patrimônio histórico-cultural – conceito, práticas de preservação, educação patrimonial – bem como seu tratamento no ensino de história nas escolas de ensino fundamental e médio.
Voltado especialmente ao público de professores de história, o texto cuidadosamente construído, teoricamente bem fundamentado, ágil e de leitura agradável, contribui valiosamente com o currículo escolar.


 






 


Apresentação: 

1. Esquecer, lembrar... preservar, destruir... À guisa de introdução

Nos anos 1970, na bela voz de Elis Regina, a música "O mestre sala dos mares" dos compositores Aldir Blanc e João Bosco lembrava um acontecimento e um personagem singulares: tratava-se de referência explícita à Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1910, quando dois mil "marujos", cansados dos maus tratos – que envolviam inclusive castigos físicos tais como as chibatadas públicas – ameaçaram bombardear a cidade caso suas reivindicações não fossem aceitas. Acuado, o governo disse aceitá-las mas, depois que os marinheiros tinham se desmobilizado, voltou atrás, prendendo e deportando os líderes do movimento. O presidente do país àquela época era o marechal Hermes da Fonseca cujo busto enfeita praças e jardins em várias cidades. Quanto a João Cândido, líder do movimento, sabe-se bem menos e, como diz a letra da canção, o seu monumento "são as pedras pisadas do cais". Como se explica a imensa notoriedade de um e o processo de esquecimento do outro? 
Esta é a pergunta que orienta este livro que tem como meta principal ajudá-lo a utilizar o conceito e as práticas de preservação do patrimônio histórico - bem como os problemas que eles envolvem – no ensino de história junto aos alunos do nível fundamental e médio. Historicamente, no Brasil, e também em outras partes do mundo, as políticas de preservação do patrimônio apresentam um caráter laudatório, centrado em personagens considerados singulares – os grandes vultos – e em episódios "memoráveis" da história da nação.
[...]




 

capa

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Esquecer, lembrar... preservar, destruir... À guisa de introdução
  • A preservação do patrimônio: um breve histórico 
  • Patrimônio histórico-cultural, memória, identidade e cidadania 
  • Por uma educação patrimonial 
  • Considerações finais 
  • Referências bibliográficas 


Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Maria Ângela Borges Salvadori
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-86305-61-0
Área (s) / Assunto (s) Ensino de história, Didática, Currículo, Formação de professores, Educação patrimonial.
Edição / Ano 1ª / 2008
Nº de Páginas 68
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.