Bem Vindo!

INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO [ensaios, pesquisas, formação]

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$38,00
OU

Descrição Rápida

José Vaidergorn & Luci Mara Bertoni - orgs.


´Indústria Cultural e Educação - ensaios, pesquisas, formação´ é uma publicação oriunda de algumas discussões ocorridas durante o II Simpósio "Indústria Cultural e Educação", ocorrido na UNESP, em Araraquara, SP.
Inúmeros debates sobre as relações entre a educação e a mídia, política, indústria cultural, imaginário, literatura infantil e música trazem resultados de pesquisas e reflexões voltados a facetas da formação humana.


 


 






 


 


Apresentação: 

Esta publicação é parte dos trabalhos expostos no II SINCE – Simpósio: Indústria Cultural e Educação, realizado na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Universidade Estadual Paulista, no Campus de Araraquara, de 3 a 6 de junho de 2002. O evento foi organizado pelo GEPICE – Grupo de Estudos e Pesquisa: Indústria Cultural e Educação, e foi coordenado pela Profa. Dra. Leda Aparecida Pedroso. Seu objetivo foi trazer as discussões que vêm sendo realizadas acerca das relações entre a Educação e os produtos veiculados pela Indústria Cultural, em suas interfaces com o imaginário, a cultura, a comunicação, a mídia e as novas tecnologias.
O GEPICE tem como objetivo a compreensão das relações e influências da Indústria Cultural no âmbito educacional. No momento em que conceitos difusos, como "globalização", se difundem e se efetivam através da mídia, o grupo busca formas de atuação, resistência e mudanças, especialmente no campo da Educação Escolar, fazendo frente à comercialização dos bens materiais e culturais que negam ao sujeito as condições para o desenvolvimento de sua autonomia.
Dentre os temas desenvolvidos n II SINCE, e que foram selecionados para esta publicação, destacam-se aqueles que se referem a aspectos do imaginário, da mídia, da política, da indústria cultural e da cultura, bem como das novas tecnologia utilizadas na educação e da formação de professores. São artigos representativos, em que pesem suas diversas formas originais (textos de conferências e mesas-redondas ou comunicações em Grupos Temáticos), das diferentes compreensões da relação entre a Indústria Cultural e a Educação, sinalizando os rumos que vêm tomando o debate acadêmico nesta temática.
Os trabalhos apresentados e que não estão sendo aqui publicados, revelam,por sua vez, outras amplas dimensões relacionadas aos temas abordados neste Simpósio. Portanto, considerando sua relevância, todas as palestras e trabalhos apresentados no evento estão disponíveis no site do GEPICE http://www.fclar.unesp.br/pesq/grupos.html.
O II SINCE foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e pelo Departamento de Ciências da Educação da FCL-UNESP, Campus de Araraquara. A realização do evento contou com o apoio técnico de Rosimar Aparecida Moreira, como secretária, e do SAEPE/FCL. Contou também com o patrocínio da FUNDUNESP, do PROEX/UNESP e do Banespa.


José Vaidergorn
Luci Mara Bertoni



capa

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Apresentação 
  • INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO Bruno Pucci
  • PEDAGOGIAS MULTIPLICADAS: como as revistas masculinas e femininas produzem sujeitos Jaime Francisco P. Cordeiro
  • ALTERIDADE E TERRORISMO: aspectos políticos-sociais e psico-antropológicos Denis Domeneghetti Badia
  • DA CRIAÇÃO À PRODUÇÃO E DA FRUIÇÃO AO CONSUMO MUSICAL: a padronização de elementos estéticos pela Indústria Cultural Lucy Mara Soares Valentim e Anamaria Brandi Curtú
  • MÍDIA E CAMPANHAS EDUCATIVAS Angela Viana Machado Fernandes e Luci Mara Bertoni
  • PARA NÃO IMOBILIZAR O CONCEITO DE INDÚSTRIA CULTURAL Newton Ramos-de-Oliveira
  • O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO DA CULTURA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO Antônio A. S. Zuin
  • EDUCAÇÃO MODERNA, INDÚSTRIA CULTURAL & BARBÁRIE Nelson Palanca
  • CENSURA, CULTURA E MODERNIZAÇÃO NO PERÍODO MILITAR: os anos 70 Renato Franco
  • DESCONFIE DE SUA LIBERDADE: autoridade e família em Horkheimer e Marcuse Maurício Rocha Cruz e Henrique Garcia Sobreira
  • TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO: um estudo sobre o papel da literatura infantil como mediadora no processo de semiformação Carine Barcellos
  • DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E IMPRENSA: algumas notas José Vaidergorn
  • O ESPAÇO ESCOLAR NA SOCIEDADADE TECNOLÓGICA Fabiana S. F. de Medeiros e Géssica Priscila Ramos

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) José Vaidergorn & Luci Mara Bertoni - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 85-86305-15-4
Área (s) / Assunto (s) Formação de professores, Filosofia da educação, Política educacional, Aspectos diversos da cultura, Formação humana.
Edição / Ano 1ª / 2003
Nº de Páginas 232
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.