Bem Vindo!

INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO [reflexões críticas]

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$28,00
OU

Descrição Rápida

Leda A. Pedroso & Luci M. Bertoni - orgs.


É um livro resultante dos temas propostos para debate durante o I Simpósio "Indústria Cultural e Educação", realizado na UNESP de Araraquara, São Paulo.
Os vários textos abordam diferentes facetas das relações entre a Educação e os produtos e processos da Indústria Cultural.

Trata-se de material crítico e instigante a diversas áreas do conhecimento endereçado a todos os que formam professores e atuam em escolas.


 


 


 




 


 


Apresentação: 

Esta publicação é fruto das discussões ocorridas durante o I SINCE – Simpósio: Indústria Cultural e Educação realizado na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Araraquara de 5 a 7 de junho de 2001.
O evento, organizado pelo GEPICE (Grupo de Estudos e Pesquisa: Indústria Cultural e Educação) e pelo Grupo de Estudos: História e Educação, foi coordenado pelos Profs. Drs. Leda Aparecida Pedroso e Jaime Francisco P. Cordeiro e teve como objetivo estimular os debates sobre as relações entre a Educação e os produtos veiculados pela Indústria Cultural em suas interfaces com a Cultura, a Comunicação, a Mídia e as "novas tecnologias".
O GEPICE objetiva a compreensão das relações e influências da Indústria Cultural no âmbito educacional. No momento em que conceitos, como "globalização", se difundem e se efetivam através da mídia, novas formas de conscientização, resistência e transformação tornam-se necessárias no campo educacional, fazendo frente à comercialização dos bens materiais e culturais que negam ao sujeito as condições para o desenvolvimento de sua autonomia. Ao mesmo tempo, o Grupo de Estudos: História e Educação examina alguns produtos da Indústria Cultural em suas relações com o trabalho educativo, no sentido de pensar possibilidades de instauração de outros procedimentos pedagógicos que possam incorporar aqueles conteúdos como matéria-prima essencial da discussão cultural nas escolas.
O I SINCE foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e pelo Departamento de Ciências da Educação da FCL/UNESP – campus de Araraquara. A realização do evento contou com o apoio técnico da secretária Rosimar Aparecida Moreira e do SAEPE/FCL, da Gráfica-UNESP pela impressão autorizada pela Direção da FCL, e com o patrocínio da FUNDUNESP e do PROEX, a quem agradecemos.
Os trabalhos apresentados, bem como as oficinas culturais realizadas durante o evento, mostram tanto os impasses quanto as perspectivas das novas relações nesse campo de estudo.
 


Leda Aparecida Pedroso e Luci Mara Bertoni



capa

Mais Visualizações

Detalhes

SUMÁRIO

  • Apresentação 
  • INDÚSTRIA CULTURAL: situando o tema Leda Aparecida Pedroso
  • INDÚSTRIA CULTURAL E IDEOLOGIA: o primado da heteronomia na configuração das massas Maria Isabel Formoso Cardoso e Silva Batista
  • TEMAS TRANSVERSAIS E INDÚSTRIA CULTURAL: as oficinas culturais do I SINCE e as possibilidades de trabalho na escola Jaime Francisco P. Cordeiro, Luciana Cristina Porfirio e Geraldo Sabino Ricardo Filho
  • MÍDIA E EDUCAÇÃO: sinalizações Francisco Costa
  • DE BAUDELAIRE AO BUNGEE-JUMP Renato Franco
  • DOCUMENTÁRIO: atomic cafe João Augusto Gentilini
  • A INDÚSTRIA CULTURAL INVADE A ESCOLA BRASILEIRA Elziara Maria de Oliveira Medrano e Lucy Mary Soares Valentim
  • A REVISTA NOVA ESCOLA NO GOVERNO ITAMAR FRANCO (1992-1994) Viviane Silveira Monteiro
  • MÍDIA E EDUCAÇÃO Raquel de Almeida Moraes
  • O ENSINO DE FILOSOFIA: reflexões acerca dos valores que norteiam a proposta curricular para o ensino de filosofia - 2º grau Marcos Antonio Munhoz
  • ESCOLA E INDÚSTRIA CULTURAL: entre o mesmo e o outro Marcos Napolitano
  • O HERÓI CLÁSSICO E O HERÓI CONTEMPORÂNEO Mauro Bilharinho Naves
  • RESISTINDO À INDÚSTRIA CULTURAL Newton Ramos-de-Oliveira
  • A INDÚSTRIA CULTURAL E A EDUCAÇÃO DANIFICADA: uma análise do trote universitário como rito sadomasoquista de integração Antônio Álvaro Soares Zuin
  • Anexo

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Leda A. Pedroso & Luci M. Bertoni - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin editores
ISBN 85-86305-10-3
Área (s) / Assunto (s) Política educacional, Filosofia da educação, Formação de educadores, Literatura infantil, Música, Pesquisas, Formação humana.
Edição / Ano 1ª / 2002
Nº de Páginas 164
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.