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OLHARES PARA O ENEM NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

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Descrição Rápida

Suzani Cassiani, Henrique César da Silva & Alice Helena Campos Pierson - orgs.


Este livro é apenas um dos produtos de um trabalho que reuniu durante pouco mais de dois anos, cerca de 40 pessoas, entre docentes orientadores e formadores universitários, estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Educação da UFSCar, em Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp e em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, estudantes em Iniciação Científica, a maioria de licenciaturas em Biologia, Física, Química e Geografia, e professores das redes públicas de ensino de diferentes cidades do Estado de São Paulo e de Santa Catarina, dos ensinos fundamental e médio. Todos reuniram-se para pensar, na diversidade, um objeto em comum: as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.


Esta edição recebeu apoio da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior por meio do OBEDUC – Programa Observatório da Educação.


 


 




 


 


Apresentação: 


Este livro é apenas um dos produtos de um trabalho que reuniu durante pouco mais de dois anos, cerca de 40 pessoas, entre docentes orientadores e formadores universitários, estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Educação da UFSCar, em Ensino e História de Ciências da Terra da Unicamp e em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, estudantes em Iniciação Científica, a maioria de licenciaturas em Biologia, Física, Química e Geografia, e professores das redes públicas de ensino de diferentes cidades do Estado de São Paulo e de Santa Catarina, dos ensinos fundamental e médio. Reunimo-nos para pensar, na diversidade, um objeto em comum: as questões do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
A diversidade e a riqueza das situações de trocas, produção e compartilhamentos de saberes experienciadas ao longo desses dois anos são indescritíveis, infelizmente impublicáveis. Estudantes de Iniciação Científica e professores da rede produzindo materiais e estratégias de ensino em conjunto; estudantes de pós-graduação expondo seus projetos de pesquisa em andamento para professores da educação básica ou produzindo também o ensino em conjunto; professores de educação básica expondo seus projetos de ensino aos licenciandos e pesquisadores; um seminário de dois dias inteiros com a presença de praticamente todos os participantes das três universidades e de todas as escolas envolvidas, com apresentação de painéis, comunicações orais e oficinas de metodologia de pesquisa; três videoconferências mediando a interação virtual entre as três universidades; debates e trocas de material bibliográfico e de dados em um ambiente virtual TelEduc (Unicamp) específico para o projeto; participações individuais ou coletivas e encontros agendados em eventos científicos; participações mútuas em bancas de defesa nos programas dos colegas. 
Pluralidade de circunstâncias em que nos fizemos conhecer e experienciar nossos diferentes saberes, e seus diferentes modos de produzi-los, a partir de diferentes olhares, influências teóricas e "projetos", ou até mesmo diferentes leituras das mesmas referências. Situações que nos expuseram mutuamente à experiência de uma multiplicidade de leituras possíveis para as educações em ciências & tecnologias nas escolas.
Tudo isso só foi possível com o apoio da Capes, INEP e da SECADI/MEC, na forma de bolsas concedidas no âmbito do Observatório da Educação.
Cremos que o resultado desse trabalho coletivo e colaborativo não poderia ter sido o da produção de uma síntese, de uma totalidade, de um olhar único que, somado, se pretendesse maior, melhor, completo. Talvez as palavras de Boaventura dos Santos ajudem a expressar o principal resultado deste trabalho quando ele diz que "o confronto e o diálogo entre os saberes é um confronto e um diálogo entre diferentes processos através dos quais práticas diferentemente ignorantes se transformam em práticas diferentemente sábias" (2003, p. 747). No exercício da escuta e do questionamento do outro, pudemos perceber como somos escutados, como somos compreendidos e que interincompreensões nos movem e também nos ligam, sem nos aglutinarem a algo que não passaria de outra e mais uma hegemonia. Produção conjunta de ricos elementos para nos aprofundarmos naquilo que somos e no que pensamos, nas leituras que temos produzido ao longo de nossas diferentes trajetórias de vida pessoal, profissional e de reflexão. Se a escola é espaço de educações, porque sempre envolvendo diferentes atores em diferentes contextos que não produzem senão singularidades, não podemos pensá-la adequadamente senão com a pluralidade. Exercício difícil quando produzido numa instituição que ainda carrega o imaginário de ser o lugar da produção do uno. Enfim, colocamos em diálogos diferenças, não para apagá-las, mas para aprofundar a pluralidade das educações em ciências & tecnologias.
Assim, entre as três partes que compõem o livro, embora certamente possam ser encontrados muitos pontos em comum, incitamos o leitor a ler as diferenças, mesmo quando elas pareçam se esconder sob as mesmas palavras-chave, os mesmos autores referenciados, as mesmas noções, as mesmas expressões, as mesmas siglas. 
A divisão do livro em três partes mantém a organização básica do projeto que se deu em torno dos três núcleos, o da UFSC (PPGECT), o da UFSCar (PPGE) e o da Unicamp (PPGEHT), com seus respectivos coordenadores. No entanto, cabe lembrar que no núcleo da UFSCar também participaram pessoas da UFSC o que já imprimi uma diversidade interna à parte II, mantendo história de interações anteriores. Organizá-lo dessa forma, permite ao leitor uma melhor percepção da pluralidade em torno da qual se deu o projeto, sinalizando três principais perspectivas: a do grupo de Ensino de Ciências da UFSCar, liderado por Denise Freitas e Alice Pierson, em torno de uma perspectiva CTS, a do grupo DICITE da UFSC, liderado por Suzani Cassiani e Irlan von Linsingen, em torno de uma abordagem CTS com perspectiva discursiva, e uma terceira perspectiva centrada nas relações entre discurso e epistemologia, aglutinando os trabalhos orientados por Henrique César da Silva, atualmente também docente da UFSC. A essas três grandes perspectivas soma-se a presente no trabalho de Carolina dos Santos Fernandes e Carlos Alberto Marques, da UFSC, que, por essa razão, incluímos na parte I. 
Esperamos que o livro encontre, dialogue e provoque o leitor a outras leituras multiplicando ainda mais as educações em ciências & tecnologias que já são ou poderão ser ainda produzidas.



Henrique César da Silva
Suzani Cassiani

Referência
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 777-821.



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Detalhes

SUMÁRIO

  • APRESENTAÇÃO GERAL Henrique César da Silva e Suzani Cassiani
  • PARTE I - LEITURAS DO ENEM NAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES 
  • Apresentação da Parte I Suzani Cassiani
  • Educação CTS em perspectiva discursiva: contribuições dos estudos sociais da ciência e da tecnologia Irlan von Linsingen e Suzani Cassiani 
  • Analisando questões do Enem: articulando as perspectivas discursivas e de Educação CTS João Henrique Ávila de Barros
  • Sentidos sobre ciência e tecnologia no exame nacional do ensino médio Narjara Zimmermann, João Henrique Ávila de Barros, Suzani Cassiani e Irlan von Linsingen
  • Trabalhando relações CTS a partir de questões do ENEM 2007 João Henrique Ávila de Barros, Patricia Montanari Giraldi e Suzani Cassiani
  • Algumas articulações entre leitura e educação CTS no ensino médio Fátima Suely Ribeiro Cunha e José Pedro Simas Filho
  • Leituras do ENEM e possibilidades de sentidos nos anos finais do ensino fundamental Patrícia Barbosa Pereira, José Pedro Simas Filho, Fabíola Sell e Suzani Cassiani 
  • O ENEM em aulas de biologia: trabalhando na perspectiva CTS Marinilde Tadeu Karat, Fátima Suely Ribeiro Cunha e José Pedro Simas Filho
  • O Exame Nacional do Ensino Médio enquanto política pública de avaliação educacional Carolina dos Santos Fernandes e Carlos Alberto Marques
  • PARTE II: O EXAME NACIONAL PARA O ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE CIÊNCIAS – ANÁLISES A PARTIR DO ENFOQUE CTS 
  • Apresentação da Parte II Alice Helena Campos Pierson
  • Articulações entre CTS e contextualização presentes nas questões de biologia do enem 2008 e 2009 Elisangela Matias Miranda, Maria Luiza Machado Menten e Denise de Freitas 
  • A abordagem CTS para o ensino de Ciências e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): um estudo a partir de questões que tratam de energia e recursos energéticos Alice Helena Campos Pierson,Frederico Augusto Toti, Rodrigo Claudino Diogo e Gabriel Quinato
  • ENEM: Relações entre sua proposta, o enfoque CTS e as representações de docentes da área de Ciências Naturais – São Carlos/SP Alini Roberta Alves, Elisangela Matias Miranda e Vânia Gomes Zuin
  • PARTE III: QUESTÕES DO ENEM COMO PARTE DA CIRCULAÇÃO E TEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 
  • Apresentação da parte III Henrique César da Silva
  • Discurso e epistemologia: um olhar sobre as relações entre texto, ciência e escola a partir da noção de textualização Henrique César da Silva
  • O ensino de temas ambientais na formação de educadores em geociências e educação ambiental: mudanças climáticas no passado e presente da terra Denise de La Corte Bacci e Veridiana Martins
  • Discursos produzidos pelo ENEM sobre o tema mudanças climáticas globais na perspectiva epistemológica das geociências Daiane Martins Galvão e Henrique César da Silva
  • Gráficos em questões do ENEM sobre "aquecimento global": efeitos de sentido, modos de pensar, efeitos de leitor de ciência Edson Roberto de Souza e Henrique César da Silva
  • Saberes docentes e a interface biologia/geociências: inserindo questões do ENEM num contexto de leitura Gabriela Finco-Maidane e Henrique César da Silva
  • SOBRE OS AUTORES

 

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Suzani Cassiani, Henrique César da Silva & Alice Helena Campos Pierson - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 978-85-8203-025-7
Área (s) / Assunto (s) Política educacional, Avaliação educacional, Educação científica, Educação tecnológica, Ensino médio, Formação de educadores, Exame nacional do ensino médio - ENEM.
Edição / Ano 1ª / 2013
Nº de Páginas 368
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

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