Bem Vindo!

SITUAÇÕES DIDÁTICAS

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$47,00

Descrição Rápida

Alda Junqueira Marin, Aída Maria Monteiro Silva & Maria Inês Marcondes de Souza - orgs.


É uma coletânea que, escrita com muitas mãos, traz um esforço conjunto para que tenhamos abordagens mais críticas e contextualizadas no campo didático.
São abordadas situações diversificadas com focos sobre pós-graduação, ensino superior, avaliação em âmbitos diversos, ser e estar na profissão docente, envolver-se na elaboração de projetos pedagógicos ou relatar e analisar propostas pedagógicas inovadoras.
Constitui relevante contribuição pela originalidade na abordagem metodológica, nos seus achados ou no oferecimento de pistas para novos estudos.


 




 


Apresentação: 

O livro reúne alguns trabalhos apresentados nas Reuniões do Grupo de Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd) de 1997 a 2002. As reuniões do Grupo de Trabalho de Didática têm se apresentado como espaço de reflexão, discussão e socialização de pesquisas e experiências analisadas de professores que têm pautado o aperfeiçoamento de seu trabalho pedagógico visando uma didática crítica e contextualizada. Todos os autores apresentaram seus estudos no Grupo de Trabalho e sua publicação é mais uma forma do GT socializar sua produção.
Os artigos tratam de novos e antigos temas, mas sua inclusão nesta coletânea justifica-se pela sua originalidade seja na abordagem metodológica, na importância de seus achados ou no oferecimento de pistas para outros pesquisadores. A construção de uma Didática mais crítica e atual não é tarefa de um único pesquisador, mas de um esforço conjunto. Este livro trará certamente a sua contribuição, contudo acreditando que ainda há muito a ser feito na área. Julgamos que a sua leitura trará novas indagações para outras pesquisas e experiências.
O livro é composto de doze trabalhos agrupados em três temáticas mais gerais:
• Didática, o Professor e o Cotidiano Escolar
• Avaliação: novos enfoques 
• Experiências Inovadoras
O livro traz, sem sombra de dúvida, importante contribuição para o campo da Didática e da Formação de Professores em geral, destinando-se não só aos pesquisadores e professores mas a todos que se preocupam com a melhoria da prática pedagógica. 
Desafiamos aos leitores que reflitam conosco sobre a leitura dos textos focalizando diversificadas situações didáticas e venham participar do Grupo de Trabalho de Didática trazendo sua contribuição, pois a construção de uma nova Didática é tarefa de todos nós.
Agradecemos aos colegas que confiaram em nossa proposta e aos editores da obra.


Alda Junqueira Marin, 
Aída Maria Monteiro Silva e 
Maria Inês Marcondes de Souza
Julho de 2003



capa

Mais Visualizações

Detalhes

 SUMÁRIO

  • Apresentação
  • Didática, o Professor e o Cotidiano Escolar 
  • Didática e Pós-graduação: aproximações a um tema de estudo 
  • Alda Junqueira Marin
  • A contrução do conhecimento na prática pedagógica do professor do ensino superior 
  • Maria Isabel da Cunha
  • O senso de ser e estar na profissão: das necessidades da prática 
  • Maria de Fátima B. Abdalla
  • O início da carreira docente: pistas para o estudo do trabalho do professor iniciante 
  • Maria Regina Guarnieri
  • Projeto pedagógico e escola de periferia: viabilizar um sonho ou viver um pesadelo 
  • Maria Helena G. Frem Dias-da-Silva
  • A AVALIAÇÃO: NOVOS ENFOQUES
  • Avaliação Escolar: um processo que se constrói na relação pedagógica do professor com a sua prática 
  • Ângela I. l. F. Dalben
  • Fracasso Escolar: a construção sociológica de um discurso 
  • Elianda F. A. Tiballi
  • A dimensão pedagógica da avaliação da aprendizagem em cursos de licenciatura 
  • Neusi A. N. Berbel
  • (Re)Conhecendo a avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores 
  • Miguel André Berger
  • EXPERIÊNCIAS INOVADORAS
  • Conflito conteúdo/forma em pedagogias inovadoras: a pedagogia na implantação da Escola Plural 
  • Ana Lúcia Amaral
  • A ciência, o brincar e os espaços não-formais de educação 
  • Martha Marandino, Guaracira Gouvêa de Souza e Daniella P. do Amaral
  • Educação continuada a distância: anomalias no contexto do paradigma tradicional de ensino 
  • Lucia Regina G. Vilarinho

 

Informações Adicionais

Autor (es) / Organizador (es) Alda J. Marin, Aída M. M. Silva & Maria I. M. de Souza - orgs.
Editora (s) Junqueira&Marin Editores
ISBN 85-86305-19-7
Área (s) / Assunto (s) Educação
Edição / Ano 1ª / 2003
Nº de Páginas 280
Acabamento / Formato brochura - costurado e colado / 14cm x 21cm

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.